30 Set A Arte de Secretariar
Secretariar ou ser Assistente Pessoal, como em muitos locais se designa a função, é cuidar de alguém na verdadeira acessão da palavra, pelo cuidado e competência zelamos pela vida profissional do nosso dirigente.
Quem trabalha em Secretariado deve desenvolver a sua adaptabilidade e flexibilidade enquanto profissional, de modo a permitir a obtenção de uma perspetiva de espírito colaborativo, até mesmo uma visão holística do mundo e muito especificamente do nosso universo de empresarial.
O seio profissional todos os dias nos coloca novos desafios e propostas de superação de objetivos, que nos estimulam e auxiliam no nosso processo de transformação, e este processo pode ser o grande promotor daquilo a que habitualmente designamos de excelência no relacionamento humano, esta sublimidade tanto pode existir no universo profissional, social ou até mesmo pessoal.
Importa perceber que a cadeia profissional onde nos inserimos, quer seja empresa privada ou organismo público, pode sem qualquer sombra de dúvida, ser o precursor que nos alavanca no papel inspirador que todos nós profissionais de Secretariado assumimos no mundo do trabalho e que devemos fomentar entre os nossos pares.
A ASP enquanto associação profissional da área é sem qualquer dúvida o elo que promove quer a interajuda entre pares, quer a partilha de experiências e vivências, para que cada um partilhe ou se sinta livre de solicitar ajuda aos colegas, no âmbito do seu exercício de profissional do Secretariado.
Deveremos desenvolver valores de partilha de conhecimento e experiências. com a real perceção de que todos temos a ganhar nesta permuta de valências, truques e dicas profissionais. Nunca devemos esquecer que, se para os mais antigos na profissão há gestos, hábitos e rotinas que são já inerentes ao seu desempenho profissional do dia a dia, na realidade, a quem agora começa na profissão a possibilidade de poder receber estas informações, será sem dúvida um valioso contributo para o mais perfeito desenvolvimento do percurso profissional dos jovens Secretários e Secretárias.
Colocando em prática a permuta de valores, contactos e até de experiências ou curiosidades profissionais por que tenhamos passado na nossa vida profissional, abrimos aqui o leque desta nova rubrica da ASP – Degustação de Experiências, em que partilho convosco um pouco do que entend0 ser A Arte de Secretariar!
Escutei no outro dia, o termo “degustação” que todos conhecemos associado originalmente às lides culinárias, mas escutei-o em contexto profissional, e de facto pareceu-me muito bem a ideia de que também nós profissionais podemos fazer degustações de experiências e de novos conhecimentos. Se cada um de nós partilhar um pouco da sua experiência profissional, então todos aprenderemos muito com o “pouco” que cada um de nós possa ensinar e passar aos outros.
Degustar é uma palavra interessante cujo conceito pode ser muito valorizado e aprofundado na nossa rede profissional associativa e não só. Vamos então degustar experiências profissionais!
A Presidente da ASP
Ana Paula Marques