Secretariado – Origem e história ao longo do tempo…

Secretariado – Origem e história ao longo do tempo…

Se consultarmos a Wikipédia, percebemos que o termo secretariado vem do latim secretarium que significa lugar retirado, conselho privado.

Secretariado envolve diversas atividades como a assessoria de empresas/empresários, de organizações e instituições, planeamento, controle de arquivos, e gestão de correspondência, organização e gestão de eventos, acompanhamento de reuniões, entre muitos outros.

O Secretariado é representado pela imagem de uma pena sobre um livro e uma serpente enrolada num bastão. A pena do livro representa a história da secretária, cuja atuação sempre esteve vinculada ao ato de escrever.

A serpente enrolada no bastão representa o Oriente, e está associada à sabedoria que pode ser usada para construir e produzir mais valor.

A origem do secretariado remonta à antiguidade quando os homens desenvolviam a atividade de escribas, e alguns escravos também realizavam atividades que se assemelham à assessoria.

Na idade média os secretários eram os monges, no entanto, já no período do mercantilismo esta atividade ficou um pouco esquecida.

Há registos de que Napoleão Bonaparte teve uma secretária mulher, que estava incumbida de fazer as anotações da guerra, no entanto, Josefina, a esposa de Napoleão, forçou-o a contratar um homem para esse cargo.

Apenas no período das Guerras Mundiais é que as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho, em face da falta de mão-de-obra masculina.

E da mesma maneira que o mundo foi evoluindo foram sendo criando novas necessidades, e assim aconteceu também com o secretariado.

Em Portugal, estamos organizados desde 9 de fevereiro de 1980, enquanto Associação Profissional, quando um grupo de profissionais, constituído não apenas por secretárias, mas também por diretores de instituições de ensino do secretariado, se reuniu na cidade do Porto e, no final da reunião, ficou registado em ata a fundação da ASP – Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas. A partir de então, foi instituído em Portugal o Dia da Secretária a 9 de fevereiro para assinalar a criação da ASP.

Em reunião de Assembleia Geral de julho de 2020, foi deliberado por unanimidade, que o dia da Secretária passe a ter a designação de Dia do Profissional de Secretariado e Assessoria.

SER SECRETÁRIA EM PORTUGAL continua a ser um desafio, e se temos uma Associação Profissional, não temos uma carreira profissional reconhecida, e este continua a ser um dos grandes objetivos ASP, analisar com objetividade a situação do secretariado em Portugal, e, conhecendo todos os obstáculos que se nos deparam e com que nos confrontamos, estamos já a programar o agendamento de reuniões com os diferentes grupos parlamentares.

Queremos também ouvir os profissionais da área, que melhor que ninguém conhecem a real e efetiva especificidade da função.

Outra preocupação ASP é a regulamentação oficial para o exercício da função, sobre a qual não existe qualquer legislação que permita conhecer de facto quem pode aceder à função e quais os requisitos de formação necessários para o exercício da mesma.

Também o Código Deontológico da ASP se encontra em fase de revisão, em parceria com a APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

ASP