Secretariado – História e Evolução da Profissão!

Secretariado – História e Evolução da Profissão!

Segundo alguns autores, nomeadamente Medeiro e Hernandes no livro ‘Manual da Secretária’ (1999) referem a evolução da categoria de Secretária como tendo sido muito significativa para uma classe que, de simples função operacional, passou a ser considerada como assessor/a executivo/a, em face dos conhecimentos, entretanto adquiridos em diversas áreas e domínios, transformando-se em facilitador e manuseador de informação que interfere transversalmente na atividade de toda a empresa/organização.

Ainda de acordo com Medeiros e Hernandes (1999), estas profissionais de secretariado, na década de 1950, não tendo qualquer referencial profissional, acabaram por adotar e adaptar aquele que já era o seu modelo conhecido, o do seio familiar, transferindo para a empresa as características de servilidade, associada à falta de criatividade, e naturalmente afastada do centro de decisão.

Já nos anos 60, a profissional de Secretariado tornou-se um modelo de status na administração, para o chefe esta profissional surgia como sendo um elemento decorativo do seu escritório. Desde os anos 70, ultrapassou o patamar profissional mais baixo e começou a ser vista como sendo de nível profissional superior, assumindo também uma maior consciencialização da sua verdadeira função.

Na década de 1990, a profissional de Secretariado desvinculou-se da dependência do seu gestor, e assumiu-se como uma empreendedora capaz de produzir resultados, ampliando a sua área de desempenho e, por esta altura, despertou o interesse dos homens pela profissão, devido ao crescimento e reconhecimento da mesma pela sociedade e pelo mercado de trabalho.

Em 1997 a ONU reconheceu a profissão como sendo uma das que mais crescia no mundo. Nos dias de hoje, como em outras profissões, o profissional de Secretariado passou a ser observado como um colaborador essencial no seio das empresas, e naturalmente como noutras profissões é cada vez mais necessária a especialização profissional. E em face disso, despertam no mercado diversos cursos, graduações e especializações no universo académico dedicados à área do Secretariado.

No contexto em que vivemos, e como referem Azevedo e Costa (2000), o mundo do trabalho exige que o profissional de Secretariado seja competente, criativo, comunicativo, conhecedor de gestão estratégica, empreendedor e até mediador nas negociações que antecedam a tomada de decisão na empresa, deste modo, agem enquanto facilitadores de relações interpessoais e humanas.

Ainda de acordo com Azevedo e Costa (2000) e face a este cenário, os profissionais de secretariado são necessários no processo de acompanhamento de mudanças, e da adaptação do seu perfil às novas exigências.

Para se aprimorarem profissionalmente as Secretárias, procuram persistentemente o conhecimento, aperfeiçoando a sua performance profissional nas organizações onde desempenham funções.

Esta constante pesquisa por conhecimento facilita a ultrapassagem de fronteiras organizacionais, seguindo outros ramos da profissão, e o seu novo perfil, surge em consequência desse mercado que agora não só permite como solicita o acesso deste profissional.

Com a evolução dos tempos e a exigência do mercado de trabalho, o profissional de Secretariado foi ganhando novas tarefas, aumentando as suas responsabilidades dentro da empresa, tornando-se um profissional capaz de pensar estrategicamente e não apenas um respeitador de ordens e solicitações dos gestores.

Ana Paula Marques
ASP