Mais do que uma profissão: é aprender a Amar o que se faz!

Mais do que uma profissão: é aprender a Amar o que se faz!

Hoje partilho convosco um pouco do que foi e continua a ser a minha atividade profissional, regra geral sou um espirito aberto, disponível e preparada para receber e ensinar quem precise de ajuda, quer estejamos a falar do plano profissional quer estejamos a falar do plano social, sou naturalmente assim, predisposta a colaborar, e procuro sempre ver o copo meio cheio, dado que considero que a vida já tem tantos obstáculos, e situações difíceis de resolver, que nos cabe a nós, abordar estes cenários e eventuais peripécias que nos surgem no caminho, sob a melhor perspetiva possível.

Em 30 anos de atividade profissional, foi muito limitado o tempo em que não estive ligada ao secretariado. Assim, pouco depois de ter iniciado funções ainda como júnior já que tinha apenas 19 anos, fui colocada a secretariar um diretor regional foi a minha primeira experiência na área, e devo dizer que me deixei seduzir, e aprendi desde cedo a amar o que faço.

E fui seguindo caminho, melhorando o desempenho e aprimorando o modo como estabelecia as relações quer com as chefias quer com os colegas, e fui crescendo, ultrapassando alguns receios e melhorando algumas inseguranças.

Do secretariado do diretor, findos alguns meses fui convidada para o gabinete do presidente do organismo, à data estava também no meu primeiro ano de faculdade, foi, portanto, uma oportunidade única de consolidar os conhecimentos e aprendizagens recebidos nas aulas, com a realidade prática da vida profissional ativa.

Findos alguns anos integrei o Secretariado da Reitoria da Universidade do Algarve, fiquei então com o lugar de secretária do Reitor, universo académico que não conhecia, mas onde cresci muito também enquanto profissional e enquanto pessoa.

Das experiências mais enriquecedoras, para além das relações com os professores, a relação também com os outros colaboradores, mas o que mais me encheu o coração, foi o contacto direto com os estudantes que ocorriam ao gabinete do reitor, com dúvidas, questões e até mesmo por vezes, reclamações, um mundo diverso de experiências que me fez crescer e avaliar o mundo universitário sob uma perspetiva completamente diferente.

Da Reitoria da Universidade do Algarve sigo para o Gabinete de Relações Internacionais de um Ministério Governamental, mais uma vez enquanto secretária, agora já na capital em Lisboa um mundo diferente, as pessoas mais desligadas umas das outras, gabinetes com mais pessoas, mas também aqui a aprendizagem no desenvolvimento das relações interpessoais, quer com os colegas quer mesmo com os dirigentes foi surpreendente, devo dizer que sempre tive a sorte de ter trabalhado com indivíduos de boa postura, educados e muito facilitadores do meu trabalho.

Fui desde sempre muito habituada a trabalhar com autonomia apesar das pressões e dos stresses que sempre aparecem, a tranquilidade que sempre fomentei na minha vida, permite-me ter uma posição de absoluta clareza de que existe sempre uma solução para tudo.

Entretanto, e passado algum tempo surge o convite para integrar um gabinete de um membro do governo português mais uma vez para Secretária, e mais uma vez, ambiente novo, temas diferentes e aprendizagens necessárias.

Esta experiência ao nível dos gabinetes do governo oferece-nos uma amplitude de conhecimentos, também ela muito diversa e abre-nos horizontes em áreas absolutamente distintas, mas permitem que a secretária exerça as suas tarefas, a sua função com distinção.

De todos os locais por onde passei, em termos profissionais é onde mais me senti verdadeiramente secretária no verdadeiro sentido do termo, valorizam a nossa formação, mas também o nosso desempenho, a nossa postura, e até as nossas sugestões.

Em suma a minha vida profissional tem sido fundamentalmente direcionada e vivida na área do secretariado e devo confessar-vos que isso tem feito de mim uma pessoa mais feliz!

Ana Paula Marques