23 Dez Prefácio de “Secretariado: conexões e transições”
Esta semana na “Degustação de Experiências” partilhamos convosco o prefácio da presidente da ASP, Ana Paula Marques, no e-book editado pela Universidade de Aveiro, promovido pela ESTGA, sob o tema “Secretariado: conexões e transições“, podendo também aceder a toda a publicação conforme link no final do prefácio.
Prefácio
Esta edição em formato e-book, sob o tema “Secretariado: conexões e transições” apresenta de forma pertinente a importância que deve ser dada à qualificação dos profissionais de secretariado, naquele que é o apoio direto à competitividade cada vez mais acentuada das organizações onde estes profissionais se inserem.
De ressalvar a pertinência da formação superior nesta área profissional, onde importa seriamente definir aquelas que são as competências críticas e técnicas centrais da sua formação académica.
Esta formação universitária terá de avaliar a gestão e a liderança, enquanto paradigmas que evidenciam a importância dos profissionais de secretariado, no apoio qualificado a estes modelos e paradigmas, acautelando os desafios que se colocam aos postos de trabalho administrativos em Portugal, na atual realidade do universo empresarial.
Esta avaliação assentará naturalmente na recolha de diversas referências, considerando sempre as principais atribuições internacionais da profissão, sendo enquadradas num cenário de diagnóstico global de competências, atendendo a que o universo profissional do secretariado tem vindo a ser amplamente diversificado.
Em 2020 a modalidade de trabalho remoto surge como uma nova realidade para as empresas e organizações, bem como para os profissionais de secretariado, também eles naturalmente se depararam com um evidente e notório processo de intensificação da atividade profissional.
O profissional de secretariado tem um cariz profissional predominantemente intenso na sua essência, que permite, por parte dos empresários, aferir as competências adquiridas pelos estudantes e que são colocadas em prática quando se encontram em contexto de trabalho, sem esquecer a necessária adequação da estrutura curricular, àquelas que são efetivamente as necessidades das empresas.
Em suma, o secretário/secretária está atualmente junto de quem toma as decisões nas organizações/empresas. Assim a sua postura refletirá a constante evolução e inovação no universo da gestão empresarial, das tecnologias de informação e dos novos instrumentos de trabalho, sem nunca perder de vista as relações humanas e a excelente gestão de relações interpessoais.
Em resumo este profissional para além de estar habilitado academicamente, deverá ter a flexibilidade e capacidade de trabalhar em ambientes mais difíceis ou menos tranquilos, mantendo sempre o seu profissionalismo e a sua competência independentemente do ambiente que encontre a desempenhar as funções.
Ana Paula Marques
dezembro 2020
E-book em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/30173/1/EBOOK_ESTGA_VF.pdf