A ASP promove o reconhecimento jurídico da Carreira de Secretariado e Assessoria

A ASP promove o reconhecimento jurídico da Carreira de Secretariado e Assessoria

Desenvolvimento de trabalhos da ASP no âmbito do reconhecimento jurídico da Carreira de Secretariado e Assessoria

 

Quarenta anos após a criação da ASP – Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria, e com o ensino desta área profissional em várias Universidades do pais, consideramos ser inevitável a criação de uma Ordem Profissional que exponencie e coloque em evidência os recursos qualificados no sector.

Desde a sua fundação, em 1980, a ASP tem vindo a projetar a criação de uma Ordem dos Profissionais de Secretariado, que defenda os seus profissionais no sólido caminho da sua atividade profissional.

No entanto e porque a meta da Ordem Profissional tem várias etapas, consideramos legítimo que os Profissionais de Secretariado e Assessoria, após uma vasta reflexão ao longo do tempo, e análise dos condicionalismos próprios da atividade profissional do Secretariado, tendo aprofundado e discutido vários tópicos, no sentido de se encontrar o espírito ético e as condutas deontológicas, consolidem agora a existência de uma consciência de classe profissional.

Assim, importa afirmar a relevância do Profissional de Secretariado e Assessoria no contexto político, social e económico português.

Lamentavelmente, após quarenta anos de existência da ASP – Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria, os profissionais que investiram numa formação superior possuem as mesmas condições daqueles que têm menos formação, ou nem sequer possuem formação académica na área.

A ASP – Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivos, contribuir para melhorar o estatuto do profissional de secretariado e assessoria, através da valorização profissional dos seus associados e consequente dignificação da função.

Nessa sequência, vimos trazer ao Vosso conhecimento que a direção da ASP se encontra a realizar audiências com todos os grupos parlamentares com assento na Assembleia da República.

Foram já realizadas três audiências, a saber com os grupos parlamentares dos Verdes, Bloco de Esquerda e Partido Social Democrata, uma em dezembro e as outras duas em janeiro de 2021, com o objetivo de debater e definir o reconhecimento jurídico profissional da nossa profissão e dos direitos a ela associados.

Continuamos na senda do reconhecimento da Carreira do Profissional de Secretariado e Assessoria, iremos facultando nova informação na medida em que formos desenvolvendo estas atividades.

Saudações cordiais
– A direção da ASP