A ASP

Caros(as) Colegas,

Desde sempre foi intenção da direção contextualizar a sua Missão, Visão e Princípios da Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria numa perspetiva de visão de futuro sem alterar os princípios que levaram à sua constituição.

Qualquer destes conceitos pode ser naturalmente suscetível de atualização sempre que as bases do que construímos tenham ou precisem de ser alteradas.

Reconhecimento, dignificação e competência são palavras intemporais que dão fundamento ético à nossa forma de atuar, na continuidade do trabalho desenvolvido.

O planeamento tático e a capacidade de adaptação a novas realidades não implicam alteração de princípios, mas o necessário ajuste às realidades sociais em que estamos inseridos.

Nesta sequência se promove uma atitude inteligente, coerente e eticamente irrepreensível que tem de ser a posição da ASP e, consequentemente, da sua direção.

Ana Paula Marques
01 de Abril de 2022

Contribuir para a valorização profissional dos nossos associados, para a dignificação da função do secretariado e a defesa dos seus interesses.

 

Tornar a ASP num interlocutor privilegiado junto de entidades oficiais e privadas e num elemento interveniente cuja acção seja decisiva na prática do Secretariado/Assessoria Profissional.

 

Assim, é urgente e importante:

 

  • Obter o reconhecimento oficial da Profissão de Secretário(a)/Assessor(a) de Direcção;
  • Desenvolver o processo necessário à Acreditação da ASP como Entidade Formadora;
  • Elaborar um Manual de Formação em Secretariado para divulgação junto de todas as Escolas e Empresas de Formação;
  • Integrar representantes qualificados da ASP na elaboração dos currículos dos cursos de formação em secretariado e/ou assessoria, bem como dos respectivos conteúdos programáticos;
  • Adquirir a qualidade de parceiro social para, em sede própria, intervir em decisões fundamentais para o futuro desempenho da função;
  • Incrementar o relacionamento e desenvolver acções conjuntas com as associações internacionais congéneres, nomeadamente as de países de língua oficial portuguesa;
  • Promover o apoio jurídico aos associados, no âmbito das relações de trabalho.

O cumprimento da missão proposta, através das grandes linhas definidas como visão, assenta no seguinte conjunto de valores e padrões de comportamento:

Respeito

Respeito pela pessoa humana com a inerente dignidade, quer em relação a si próprio, quer em relação dos outros.

 

Justiça
Actuação com justiça, exigindo para si próprio e concedendo aos outros o que é devido.
Relacionamento com amizade, componente inseparável da justiça nas relações humanas.

 

Veracidade e Lealdade
Procedimento com veracidade e com lealdade nas relações profissionais.

 

Responsabilidade
Exercício das funções com alegria, com liberdade e correspondente responsabilidade e com fortaleza de ânimo.


Solidariedade

Vivência do sentido de solidariedade social a todos os níveis e em todos os campos.


Competência e Brio Profissional

Sentido da obrigação de competência e brio profissional.