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Visita ao Museu e Parque de Serralves, Porto – 29 julho 2023
29 Julho, 2023 @ 10:00 am - 11:30 am
A ASP convida todos os associados a uma Visita ao Museu e Parque de Serralves, no Porto, no dia 29 de julho de 2023, das 10:00h às 11:30h.
Inscrição gratuita, mas com número limitado de participantes. Por favor, faça a sua inscrição pelo email: asp@asp-secretarias.pt
Para mais informações, por favor consulte o documento informativo (.PDF) que anexamos para consulta:
Visita ao Museu e Parque Serralves – 29 julho
Ou contacte-nos pelo email:
asp@asp-secretarias.pt
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– Museu
ALLORA&CALZADILLA ENTELECHY
Jennifer Allora e Guillermo Calzadilla são uma dupla de artistas que vive e trabalha em San Juan, Porto Rico. Com uma abordagem ancorada na pesquisa de campo, bibliográfica e documental, o seu trabalho investiga as intersecções entre história, política, ecologia e cultura material através do uso de diversos meios artísticos, como performance, escultura, som, vídeo e fotografia. A presente exposição é a primeira retrospetiva da dupla e uma oportunidade única para experimentar ao vivo algumas das suas obras mais conhecidas.
ANTÓNIO JÚLIO DUARTE: FEBRE
Esta primeira exposição de António Júlio Duarte em Serralves reúne uma série de trabalhos recentes e foi concebida especificamente para os espaços de Serralves que a acolhem. Na Galeria Contemporânea do Museu apresentam-se 50 fotografias de formatos idênticos e na Capela da Casa de Serralves uma impressão sobre tecido de grande formato da obra Queimado (2017). A instalação desta tela tira partido do espaço intimista da Capela e da duplicidade constituída pela transparência do tecido.
– Museu e Biblioteca
CARLA FILIPE: IN MY OWN LANGUAGE I AM INDEPENDENTE
Carla Filipe é uma artista multidisciplinar, autora de uma obra que explora criticamente a relação entre objetos de arte, cultura popular e ativismo. Ancorado no desenho, em experiências pessoais e numa aceção da autobiografia enquanto arquivo experimental da contemporaneidade, o seu processo criativo resulta da apropriação de artefactos e de documentos com que é construída uma forma própria de retrato social e, simultaneamente, de autorretrato.
– Casa
JOAN MIRÓ / ALEXANDER CALDER: ESPAÇO EM MOVIMENTO
O encontro entre Joan Miró e Alexander Calder representou uma das mais férteis amizades artísticas e diálogos visuais continuados do século XX. Os dois artistas conheceram-se em Paris no final de 1928 e permaneceram em contacto próximo até à morte de Calder, em 1976. A exposição é organizada pela Fundação de Serralves em colaboração com a Fundació Joan Miró, Barcelona, e tem curadoria de Robert Lubar Messeri. Apresenta obras de Joan Miró pertencentes às Coleções do Estado Português, à guarda do Município do Porto e em depósito de longo prazo na Fundação de Serralves, e um importante grupo de obras dos dois artistas emprestadas pela Fundació Joan Miró, Barcelona.
– Casa e Parque
ALEXANDER CALDER: UMA LINHA DE EQUILÍBRIO
uma grande exposição, organizada em colaboração com o Musée national d’art moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, dedicada a um dos mais influentes escultores do século XX: Alexander Calder.
– Parque
MICRO | MACRO [PAVILHÃO] – Ryoji Ikeda
A intenção de Ikeda é proporcionar uma experiência cinemática intensa, criando no pavilhão um ambiente imersivo que combina arquitetura, instalação e música, comparável ao de uma sinfonia. O artista refere-se a este projeto como o culminar de dezoito anos de trabalho.
– Casa Cinema Manoel de Oliveira
MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS: 1. A BEM DA NAÇÃO (1929-1969)
A Casa do Cinema Manoel de Oliveira apresenta um ciclo de exposições intitulado Manoel de Oliveira e o Cinema Português, do qual este é o momento inaugural. Com o objetivo de dar a conhecer o arquivo do realizador, elaborado ao longo de mais de oitenta anos de trabalho e integralmente depositado em Serralves, esta exposição coloca a hipótese de que toda esta documentação possa ser encarada como parte significativa da obra do realizador. É justamente esta consciência de cineasta total que impeliu Manoel de Oliveira a constituir este arquivo, sendo ele um extraordinário legado que muito fará pelo esclarecimento da sua personalidade de cineasta e artista, dos seus métodos de trabalho e da evolução do seu posicionamento face ao cinema e, em especial, ao cinema português.